Um estudo comparativo da capacidade de memorização quando obtida por meio digital ou por meio impresso



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silveira, Joaquim José Xavier da

Orientador: Ramos, Denise Gimenez


Assunto: Memoria,Tecnologia,Educacao,Memory,Technology,Education


Resumo: Introdução: Este trabalho busca observar se existe diferença na capacidade de memorizar informações obtidas na forma impressa ou na forma digital. Objetivos: Observar se a eficácia para memorizar informação é afetada pelo meio como foi adquirida, seja ele digital, seja ele impresso e, também, observar se ao apreender a informação, há alguma diferença no tempo de resolução do teste aplicado considerando gênero e formação acadêmica dos participantes. Método: Para efetuar estas observações, desenvolvemos um jogo aplicado a alunos de graduação de Tecnologia e Psicologia da BandTec Digital School e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, respectivamente. Foram entrevistados 195 alunos, dos quais 62 (31,8%) da área de Psicologia (PUC-SP) e 133 (68,2%) da área de Tecnologia (BandTec Digital School). Houve 103 (52,8%) entrevistas com conteúdo digital e 92 (47,2%) com conteúdo impresso, sendo 117 (60%) respondidos por homens e 76 (39%) por mulheres. A idade dos entrevistados variou de 16 a 43 anos. Resultados: As médias obtidas para os tipos de instrução de cada grupo foram 10,96 (digital) e 11,77 (impressa), em uma escala de 6 a 15, com a probabilidade de 99,9% (p = 0,001) de os conjuntos serem significativamente diferentes e com índice de confiança igual a 95%. Conclusão: Os dados da pesquisa quantitativa mostram que a apreensão de informações por meio impresso é mais eficaz do que por meio digital, o que fornece dados aos profissionais de ensino, dando suporte à criação de novas estratégias de aprendizado para as próximas gerações,


Abstract: Introduction: This research observes whether there is a difference in the way information is memorized based on the media it is obtained, printed or digital. Objective: Observe whether memory retention of an information is affected by the media it was obtained - printed or digital, and observe as well if research participants response time, gender and academic area are relevant variables in the process of information apprehension. Method: In order to evaluate these observations, a memory test was developed and applied to Technology and Psychology graduate students at BandTec Digital School and Pontificia Universidade Católica de São Paulo, respectively. 195 students were interviewed, 62 (31,8%) from Psychology (PUC-SP) and 133 (68,2%) from Technology (BandTec Digital School). 103 (52,8%) interviews with content in digital media and 92 (47,2%) with printed content, 117 (60%) test answered by men and 76 (39%) por women, with ages ranging from 16 to 43 years. Conclusion: Based on a quantitative research information, expected hypothesis was achieved: information acquired through printed material is better apprehended than when acquired through digital media. This conclusion provides significant information to educators, giving support to creation of new teaching strategies for the future generations


Referência: Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-02-07

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